Ajuste de áudio

Print Friendly

Ajuste de áudio:

Prezado colega, o ajuste de áudio da sua transmissão em modos digitais é muito importante… não prejudique o colega, evite aborrecimentos com o espalhamento do seu sinal por excesso de áudio.

Geralmente, na transmissão digital, os niveis de audio são ajustados pelo PC e Radio, dependendo do setup e material utilizado.

Áudio na transmissão:

Se a entrada de áudio no rádio for via plug de dados,(ACC) o ajuste de saída de áudio na transmissão, será apenas na saída de audio no PC.

Se a entrada áudio no rádio for via mike, um atenuador, com dois resistores (10K e 100ohms) deve ser incluído, entre a saída de áudio do PC e o MIC. O resistor de 10K é colocado em série e o de 100 Ohms em paralelo.

Na entrada áudio via mike, o ajuste de áudio na transmissão é pelo nivel de saida do PC e/ou ganho de mike do radio (ambos atuam de modo semelhante). A saída de audio do seu rádio, deve ser monitorada “constantemente” pelo nível de saída do ALC, que deve mostrar “zero” ou o mínimo possível para você ver que o áudio está saindo.

Se o ALC estiver alto, o seu sinal vai provocar espalhamento, que pode prejudicar a recepção dos colegas. O pessoal DX reclama muito e quando eles falam “splash’ não estão elogiando o sinal hi hi hi hi

Áudio na recepção:

No áudio RX, ou seja recepção, você deve evitar que a sua tela de recepção, mostre o sinal (vermelho) que indica saturação, além de “pegar muito lixo” há a possibilidade de “pifar’ o seu cartão de som (placa de áudio)..

Se estiver usado o plug de dados, (ACC) que possui nível de saída constante, você pode alterar apenas o a entrada de áudio no PC… se estiver usando outra saida do áudio do rádio, (SP ou MIKE), o ajuste pode ser também pelo ganho de áudio do rádio (volume de áudio) (AF)

Veja também este excelente artigo de N1NKM, sobre o ajuste do seu rádio em transmissão digital: http://www.mymorninglight.org/ham/psk.htm

OBS: Jamais use processador de áudio em modalidade digital
Bons QSO.
73
PS7DX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *